Biografia



Ivanor Florêncio Mendonça, filho de Durval Florêncio Mendonça e Maria Eterna de Jesus, nasce em Morrinhos no dia 05 de março de 1956. Muda-se sozinho para Goiânia aos quatorze para trabalhar na loja “A Revolução Tecidos”. Nas horas de folga e nos finais de semana, frequenta o ateliê do pintor Tupy. Estuda no Colégio Estadual Assis Chateubriand e no Pedro Gomes, ambos no Setor Campinas, e é selecionado para o Curso Livre de Arte da Universidade Federal de Goiás. 
Compra com o irmão Heitor uma loja na cidade de Edéia e leciona aulas de Desenho e Educação Artística no Colégio Estadual da cidade e monta seu pequeno ateliê na chácara do sr. Vicente Coelho. Separa a sociedade com o irmão e compra uma loja em Palmeiras de Goiás.
Vende a loja de Palmeiras e vai conhecer um Projeto de Pimenta do Reino na nova cidade que está surgindo Paragominas, PA. Conhece os primeiros Assentamentos de Sem Terra em Vizeu - MA, em Capanema - PA e o do Mandi no MT. Compra uma gleba de terra no Projeto de Colonização Vila Rica em Mato Grosso. É escolhido numa comissão de três pessoas para ir à Brasilia denunciar os desmamndos dos donos da colonizadora na Câmara Federal, ajuda a fundar o PMDB. Volta para Goiás debilitado por diversas malárias e toca com o irmão Nestor uma cerâmica em Alvorada do Norte. Retorna a Goiânia em 1981 e cria a empresa Van Gogh Serigrafia.
Em 1980, 1981,1982, 1983. é premiado no GREMI de Inhumas e iniciam os seus primeiro reconhecimentos artísticos. Participa da Exposição de Novos Valores em 1982.
Em 1984, casa-se com Maria Lourdes Pires e começa a escrever contos e poesias. Reencontra seu seu Irmão de fé Profeta e entra de cabeça no Partido dos Trabalhadores. Funda a Associação Goiana de Serigrafia. 
É premiado no salão Nacional de Pernambuco com o quadro "INDIGNADO O VERDE BRIGA" e participa de exposições coletivas e individuais em Divinópolis-MG. Na Pinacoteca de Campos de Jordão-SP. Na Galeria Antônio Sibasoli-GO. No Museu de Artes de Goiânia. No Salão Centro Oeste de Artes de Brasilia. No Banco do Brasil. Na Multiarte Galeria e em quase todos os lugares de Goiânia. É premiado no Salão Anapolino de Artes em 1986 e 1987.
Em 1987 nasce sua primeira filha Mairá e em 1989 seu primeiro filho Raoní.
Em 1991 é homenageado pela Secretaria Municipal de Cultura da sua cidade natal, Morrinhos, onde leva a exposição "Verde Amarelo" para seus conterrâneos. Vira Diretor de Cultura da Secretaria de Cultura de Goiânia e resgata a culura popular, como Carnaval, Catira, Congada, Bandas e Fanfarras Municipais e Folia de Reis com reconhecimento nacional. Perde três eleiões no PT duas para vereador e uma para deputado.
Em 2002 é agraciado com Título Honorífico de Cidadão Goianiense numa grande festa na Câmara Municipal de Goiânia.
Ganha da chapa majoritária as eleições internas e se torna Presidente do PT da Região Metropolitana de Goiânia.
Publica em 2004 seu primeiro livro de contos crônicas e poesia: A Vida é Vida Apesar das Pérolas. Em 2004 recebe o título de Mérito Rotário numa grande festa em Campinas.
Vira presidente da Zonal 134 do Partido dos Trabalhadores em 2003. Desde seu ingresso é coordenador de eventos de todas as campanhas marjoritárias do PT de Goiânia. 
Seus textos viram peças de teatro e é premiado no Festival de Poesia encenada da FETEG.
Pinta um grande painel de São Mateus para decorar o Conselho de Contabilidade de Goiás e vira diretor de eventos do SESCON-GO.
Em 2008 lança seu segundo livro de coletânias, também de crônicas contos e poesias: Um Grito no Silêncio.Em 2011, o escritor, folclorista e artista plástico publicou a obra "Enigmas da Mente - Homem versus homem". O livro encerrou a trilogia de volumes de contos iniciada em 2004. Enigmas da Mente já está em sua 2ª edição.  

Ivanor é artista plástico, escritor, político, comerciante, trabalhador, esposo, pai e amigo. Ivanor é uma voz de ressonância na sociedade artística e cultural de Goiás e do Brasil.