segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Ivanor vira samba-enredo

Às vésperas de completar 54 anos de idade, Ivanor Florêncio recebe homenagem pelos seus 35 anos de arte.
Mais informações retiradas do blog da Escola de Samba, falam da escolha do homenageado e antecipam as alas que irão desfilar:

A homenagem a Ivanor Florêncio:
Homenagear Ivanor Florêncio não é apenas colocar em destaque um artista goiano diante da própria sociedade goiana. É necessáriamente explicitar o reconhecimento indelével de um segmento de Cultura Popular como agradecimento pela dedicação e feitos deste Cidadão Goianiense pelas comunidades do samba e pela sociedade como num todo em nosso Estado de Goiás. Já que o homenageado é um dos fundadores da Escola de Samba, justificar uma homenagem à Ivanor Florêncio pela Associação Cultural Lua-Alá - uma Entidade Cultural Popular sem fins lucrativos e assíduos no contexto em que nos enquadramos e nos postamos perante a nossa respeitável sociedade durante 21 anos de historicidade na Capital Goiânia e consequentemente no Estado de Goiás - é retribuir da nossa parte primeiramente a contribuição humanística e irremediavelmente artístico-cultural de Ivanor Florêncio.

1º ala: “O livro”
Ter “O Livro” como inspiração na pesquisa e concepção na primeira Ala da Escola de Samba Lua-Alá é motivo de orgulho para nós – já que a leitura é primordial para o crescimento do ser humano – é também fonte de criação e inspiração para o também literário Ivanor Florêncio. A fantasia em questão, foi concebida no intuito de representar a literatura presente nos 35 anos de artes de Ivanor Florênçio, já que o homenageado atua em diversas áreas artísticas e a literatura não poderia ser esquecida. Autor de dois livros marcantes o que nos inspirou a criação desta ala.

2º ala: “A Tinta”
A ala, “A Tinta” foi concebida no intuito de representar as Artes Plásticas com especificidade da pintura em aquarela e óleo sobre tela, estilo marcante nas obras de Ivanor Florêncio. As misturas de pigmentos agregados à alegria das pinturas dos seus quadros e desenhos, na “carnavalidade” são fatores indeléveis na representação e materialização desta fantasia.

3º ala: “O Pincel”
Instrumento de trabalho da grande maioria dos artistas plásticos, é para a Escola de Samba Lua-Alá, fonte de estudos na concepção à homenagem ao também e representativo Artista Plástico Ivanor Florêncio. E, se tratando da personalidade do homenageado, a fantasia representativa desta Ala foi concebida em busca de também caracterizar a luta social – traço marcante do dito - através da pintura de telas que retratam em sua contextualização os movimentos sociais como os Sem Terra. Na ala a cor vermelha traz da mescla de pincéis gigantes, compondo a fantasia vermelha que semioticamente, são trabalhadas para esta junção.

4º ala: “O Mestre Van Gogh”
A fantasia da 4ª ala representa o estilo de pintura de Ivanor Florênçio que é inspirado no estilo de pintura de Van Gogh, considerado pelo homenageado ser seu grande mestre e fonte de inspiração para as artes plásticas. Esta ala é uma forma de de deixar especificados os caminhos artísticos de Ivanor.

5º ala: Chico Mendes (Meio Ambiente)
Ivanor Florênçio lutou juntamente com Chico Mendes em prol dos menos favorecidos e pelo meio ambiente. O homenageado tem Chico Mendes como exemplo de cidadania e de vida, esta fantasia é uma homenagem do homenageado a este brasileiro tão importante na história do nosso país.

6º ala: PT
Retrata a luta de Ivanor Florêncio pelos movimentos sociais como Sem Terra e Sem Teto e também sua militância política no Partido dos Trabalhadores, do qual foi um dos fundadores e recentemente foi Presidente do Diretório Metropolitano.


7º ala: Cultura Popular
Ivanor Florênçio tem uma participação ativa na Cultura Popular goiana, quando assumiu o cargo de Diretor de Ação Cultural na Secretaria Municipal de Goiânia, demonstrou seu apreço pelos movimentos populares do Estado de Goiás como: Catira, Folia de Reis, Quadrilhas Juninas, Folia do Espírito Santo e Congada, através da organização de Festivais na Praça Joaquim Lúcio, em Campinas e claro, sempre esteve ligado diretamente com o Carnaval de Goiânia e em específico com a Escola de Samba Lua-Alá. Esta fantasia é o símbolo do seu apoio e da sua enorme contribuição para a nossa Cultura Popular.


Fonte: associacaoculturallua-ala.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário